O que é Design Responsivo?

Design Responsivo

O que falar deste novo tipo de CSS que domina cada vez mais mas o mercado? Bom, neste artigo, vou te ajudar um pouco mais referente ao Design Responsivo.

Para começar, entenda que trata-se de uma técnica de estruturação em conjunta do CSS junto ao HTML onde a impressão, sendo um site ou artigo na web, consegue se adaptar ao navegador de qualquer usuário sem precisar definir folhas de estilos reservas.

Você já conseguiu abrir uma página de web em um celular ou tablet? Pois é! Tudo isso é possível graças ao design responsivo.

Como surgiu o Design Responsivo?

É certo dizer que tudo começou em 2010 onde, pensamento em melhorar ainda mais a experiência dentro da navegação do usuário, o designer Ethan Marcotte desenvolveu um incrível artigo chamado “Responsive Web Design” para um blog chamado de “A List Apart”. Dentro dele, é apresentado o arquiteto inglês chamado de Christopher Wren, dizendo que sua arquitetura consegue imprimir, de maneira muito mais objetiva, toda a profundidade da sua página na web.

Atualmente, passando muito além de desktops ou notebooks, temos a possibilidade de acessar as páginas de internet diretamente dos smartphones, tablets e até televisores. Tudo isso é possível devido a facilidade do design responsivo dentro das suas criações.

Posso te fazer uma pergunta? Lá vai:

– Quantas pessoas você já viu utilizando internet em seus celulares?

Pois é! Imagino que não tenha sido uma ou duas, mas centenas de pessoas que acessam diversas páginas de internet durante sua rotina diária, não é?

A grande verdade é que, com o passar do tempo, os próprios desktops tenham sua produção interrompida devido a grande massa de smartphones e notebooks de última geração, evidenciando ainda mais a importância do conhecimento dentro do Design Responsivo.

Como fazer o Design Responsivo?

Todo Design Responsivo utiliza uma consulta de mídia chamada de Media Queries, sendo responsável pela sua tradução dentro dos dispositivos. É a combinação destes conceitos que vão gerar as expressões necessárias para direcionar o visitante do seu site para o estilo certo de acordo com o dispositivo. Incrível, não é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *